A importância de um super-herói

Ele não tinha mais que 13 ou 14 anos, e, sentado logo atrás de mim, descrevia com detalhes a alguém a saga de alguns supostos heróis, os quais não conheço, tais como Goku e Gohan; me perdoem se escrevo errado, e não pesquisei a respeito de propósito. Fato é que a paixão com que ele falava sobre a forma como Gohan, apesar de desacreditado havia conquistado uma batalha após receber força de não sei quem era impressionante.

Corta!

Flash para a vida real.

O herói, presente em nossa vida desde pequenininhos, se travestia, então, em figuras as mais diversas, fossem nossos pais, avós, o policial, o bombeiro, o pai de um amiguinho, o professor, enfim, tantos que se perde a conta. Aí crescemos e os heróis seguem lá, agora com outros nomes e papéis. Chegamos ao mundo corporativo e já não nos deixam mais chamá-los de heróis: são agora conhecidos como modelos, benchmarks, mas não perdem a essência do herói, que é fazer as coisas certas, na hora certa, da forma certa e, principalmente, com e para as pessoas certas. E, se forem realmente bons super-heróis, também são capazes de "enviar força" para os outros. Diferentemente do mundo da ficção, aqui, sim, podemos tentar repetir os "poderes" de nossos heróis, ou seja, delegar.

Se você achou que eu estava falando sobre chefes, errou; se sua aposta foi em líderes, acertou na mosca. Líderes não são perfeitos, mas devem ser fonte de inspiração para qualquer um, devem deixar sua marca de liderança e, mais que isso, esculpir a cultura mesmo nos maiores focos de resistência.

Um de meus super-heróis mais marcantes me deixou uma lição para a vida: diante de um ato de rebeldia, de críticas fortes, ele me disse:

"Sim, filho, tenho muitos defeitos, assim como sua mãe os tem. Se você olhar somente nossos defeitos, não aprenderá. Se pegar o que temos de melhor, será melhor que nós dois juntos".

Assim são os heróis-modelos: mesmo que aqui não estejam mais, suas lições permanecem.

 

É importantíssimo que tenhamos modelos em quem os inspirar e aprender, por isso, escolha bem quem será seu herói. E, principalmente, se prepare e se esforce para ser o melhor entre os melhores heróis que alguém já teve.